#ContraViolenciaAnimal. Tecnologia do Blogger.
RSS

TAMANDUÁ BANDEIRA


                                                  tamanduá bandeira



Filo: Chordata                                                               
Classe: Mammalia
Ordem: Edentada
Família: Myrmecophagidae




Comprimento: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda
Peso: até 25 quilos
Período de gestação: 190 dias
Cor: cinzento (pêlos pretos e brancos)
                                                                                  



 
Um faro agudo para formigas
  O tamanduá-bandeira passeia calma e   tranquilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco.
  Sua língua pegajosa,  de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. Depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua. O tamanduá não possui dentes. 

 O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente a  noite.
  Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. É cauteloso, pacífico e solitário. Defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas. Come também vermes e pequenas centopéias. Na primavera, a fêmea dá à luz um filhote que carrega nas costas até cerca de um ano de idade. Os fazendeiros colocam agrotóxicos para matar as formigas que são umas de seus cardápios, morrem envenenados,mortos a tiros, atropelados ou queimados vivos pela cana-de-açúcar sua extinção é certa...


                  (AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS






      

                    


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments0

o Castor


                                                              Castor

  Para erguer melhor sua cabana, ele constrói represas - sem qualquer ferramenta. Não estamos falando de um carpinteiro, mas de um grande roedor, o castor. Ele tem fortes dentes e pequenas e incansáveis patas. Quando o viam na margem de um rio, sobre sua cauda larga, vigiando seu território, os índios canadenses chamavam-no de irmão. Sua cauda escamosa funciona como uma terceira pata, como remo e como leme.
  Apesar de sua vista aguda, o castor é facilmente capturado. Por muito tempo foi quase exterminado por causa do seu pelo espesso.
  Os homens perceberam que a espécie estava desaparecendo tarde demais. As represas de castores, com centenas de metros de comprimento, foram ruindo e ocorreram grandes inundações.
 
 O castor vive em colônias nas margens dos rios das florestas do hemisfério Norte. Trabalhando à noite, ele transforma rápidos córregos em lagos calmos.  Junto a barragem do lago ele constrói sua cabana, que tem uma entrada submersa, uma antecâmara de galhos quebrados e um salão elevado. As paredes são cimentadas com lodo, no topo, há um orifício para ventilação. No inverno, o castor se recolhe à cabana com um grande suprimento de cascas de árvores,seu unico alimento.
                                                              
                                                          CARACTERÍSTICA

FILO:chordata                                          comprimento: de 80 a 120 cm mais 25 cm de cauda
classe:mammalia                                    peso: 20 à 30 kg
ordem:rodentia                                        1 à 6 filhotes por vez
familia:castoridae                                    periodo de gestação:de 90 à 120 dias
                                        (AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS)
         
                    
               
                    

  









  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments0

lince ibérico



                                                                  Lince Ibérico



Nome científico: Lynx pardinus
Outros nomes: Cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo ou gato-lince

Distribuição: Esta espécie só se encontra na Península Ibérica, Portugal e Espanha.Em Portugal esta espécie está prestes a ficar extinta. E este problema parece não ter retrocesso, tal é o ponto em que se encontra a situação desta espécie.A sua distribuição geográfica faz-se por pequenos grupos a viver no Algarve, Vale do Guadiana, Serra de São Mamede, Vale do Sado e Serra da Malcata.

Perigo iminente: O lince ibérico é o carnívoro mais ameaçado da Europa eo felídeo mais ameaçado do mundo, e tudo isto acontece em Portugal, sem que haja verdadeiramente um plano de acção, nem verbas que permitam inverter esta tendência.Actualmente, está reduzido a uma população que se resume a cerca de 30/40 animais, no máximo, a viver em liberdade.

Causas: O homem foi o principal responsável por este desaparecimento, devido à caça que lhe deu durante o último século.O desaparecimento do habitat natural destes animais também foi acontecendo, não tendo sido, ao longo dos anos, minimamente salvaguardado pelas autoridades responsáveis.Por último, a doença hemorragica viral, que dizimou as grandes populações de coelhos bravos, que eram o principal alimento destes animais, acabou definitivamente por criar o vazio em que agora se encontra.O facto de os poucos animais existentes estarem dispersos por um longo território, leva a que não haja reprodução, e que o fim destes felídeos esteja próximo em território português.Com o desaparecimento anunciado do lince ibérico, o territírio nacional deixa de contar com a presença de grandes felinos.
                                  (AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS)
         
                                       
                                 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments0