Nome Científico: Thalarctos maritimus
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Distribuição e Habitat :
Os ursos polares habitam principalmente as regiões do circulo polar árctico e territórios envolventes, nomeadamente Canadá, Alasca, Sibéria, Gronelândia e ilhas próximas, como Svalbard (Noruega) e Wrangel (Rússia).
O habitat natural do animal é a camada fina de gelo, onde lhe é possível caçar focas. Ele é perfeitamente apto à vida no gelo, sendo encontrado durante o Inverno nos mares congelados de Chukchi e Beaufort ao norte do Alasca, mares Siberiano Oriental, de Laptev e de Kara na Rússia e no mar de Barents ao norte da Europa. São comuns também na porção norte do mar da Groenlândia, na baía de Baffin e em todo o arquipélago Árctico Canadense.
Com o degelo das calotes polares, muitos ursos têm sido encontrado afogados longe dos seus territórios naturais, vítimas do deslocamento de imensas massas de gelo que se separam com os animais em cima e que acabam por derreter, deixando os ursos muito longe de algum local firme e levando a que, apesar de serem excelentes nadadores, acabem por morrer.
Identificação:
O urso-polar é um dos maiores das espécies de urso. Os machos desta espécie têm cerca de 600 kg, mas podem atingir 800 kg e medem até 2,60 m. As fêmeas são em média bem menores, com 200 a 300 kg de massa e 2,10 m de comprimento. Ao nascer o filhote tem 0,6 a 0,7 kg. A camada de gordura subcutânea pode chegar a uma espessura de 15 cm. Ainda que pesado e forte, move-se com facilidade na paisagem branca do Ártico.
Todo o seu corpo é adaptado para um excelente desempenho na água e para o frio. A pelagem dos ursos-polares é branca e cobre todo o corpo, inclusive a planta das patas, como isolamento do frio. É composta por uma densa camada de sub-pelo (cerca de 5 cm de comprimento) e uma camada de pêlos externos. O isolamento térmico proporcionado pela pelagem geral é tão eficiente que torna o animal praticamente invisível a detectores infravermelhos. Acima de 10°C, contudo, isto pode levar ao sobre-aquecimento do animal. Outra característica da sua pelagem é não reflectir a luz ultravioleta. Ao contrário dos demais mamíferos árcticos, os ursos-polares não sofrem processo de muda sazonal.
Hábitos:
Esta espécie concentra-se junto à costa uma vez que depende das águas para encontrar as suas presas. O seu pêlo longo e gorduroso isola-o da água e mantém-no aquecido. Na água sente-se à vontade porque a gordura e o ar nos pulmões permitem que ele flutue com facilidade. É um bom nadador e excepcionalmente resistente, o urso-polar pode permanecer na água durante horas.
0 comentários:
Postar um comentário