Esquilo-voador
Na verdade, o esquilo-voador não voa. Ele simplesmente pula da copa das árvores, esticando as pernas e, desse modo, abrindo as membranas que tem junto de cada lado do corpo, que se chamam patágios. O patágio funciona como pára-quedas. O esquilo-voador não cai no chão de qualquer jeito. Ele usa a cauda como leme. Por isso, controla perfeitamente a direção do seu vôo até o ponto escolhido para a aterrissagem.
A cauda também fica esticada e é usada como freio na hora da aterrissagem. O esquilo-voador gigante da Ásia é famoso por executar vôos planados de até 50 m.
Há muitas espécies de esquilos-voadores, diferentes em tamanho e cor.
Há muitas espécies de esquilos-voadores, diferentes em tamanho e cor.
Eles são encontrados na Europa, nas Américas (com exceção das zonas temperadas) e em toda a Ásia. São animais noturnos e se alimentam de brotos, nozes, frutos e insetos. De dia ou durante o mau tempo, eles ficam abrigados em ninhos bem protegidos. O esquilo-voador de Java constrói seu ninho em uma casca de coco seca e oca. Nascem de 2 a 4 filhotes em cada cria. Os esquilos-voadores vivem de 11 a 13 anos. Seus principais inimigos são a marta-de-pinheiro e as aves de rapina.
-AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTO-
0 comentários:
Postar um comentário