O Gato da Areia
Os chamados gatos da areia são os verdadeiros gatos do deserto e suas cores são matizes que combinam com o seu meio ambiente. A pelagem é macia e densa de cor que se assemelha à areia variando de um marrom areia para um cinza claro, levemente mais escuro nas costas e mais claro na barriga. Uma faixa avermelhada atravessa cada um dos lados de sua face partindo de cada um dos olhos. A parte inferior da face e do peito é de uma cor de um matiz mais claro. Suas orelhas são de um amarelo escuro com a ponta preta assim com sua cauda a qual tem anéis pretos próximo à ponta. Na lateral também tem faixas mais escuras que podem ser vistas quando suas pernas estão alongadas. Sua cabeça larga tem grandes olhos posicionados para frente e suas orelhas dirigidas para baixo possibilitam grande audição para um ambiente cujas presas são escassas. Outra adaptação ao deserto é uma densa cobertura de pelos em suas patas que oferece proteção contra o calor das areias do deserto e que possibilita um avanço silencioso em superfícies soltas. Ele desenvolveu uma pelagem espessa que o isola de bruscas variações de temperatura do frio da noite para o calor do ambiente durante o dia.
Este parente próximo do gato selvagem europeu, o “Felis silvestris” mostra uma nítida preferência para os terrenos extremamente áridos, seja espaços arenosos, seja rochosos ou de vegetação escassa. Na Arábia ele é visto em áreas rochosas. São também encontrados ao longo do deserto da Saara, do Marrocos à Mauritânia no oeste até o Egito e Sudão no leste. Entretanto não é encontrado em muitas áreas típicas de seu habitat. Isso pode ser verdade ou puramente resultado de uma observação incompleta.
Entre os nômades do deserto os gatos da areia tem fama de ser caçadores de cobras, particularmente das cobras de chifre e víboras da areia as quais lançam jatos de veneno nos olhos das vítimas antes de abate-las com uma picada no pescoço que são cobertas com areia para serem devoradas mais tarde.
(...Algumas Fotos logo Abaixo...)
(Gostou?? me siga no Twitter.. SthephanyK )
#ContraViolenciaAnimal
0 comentários:
Postar um comentário