Castor
Para erguer melhor sua cabana, ele constrói represas - sem qualquer ferramenta. Não estamos falando de um carpinteiro, mas de um grande roedor, o castor. Ele tem fortes dentes e pequenas e incansáveis patas. Quando o viam na margem de um rio, sobre sua cauda larga, vigiando seu território, os índios canadenses chamavam-no de irmão. Sua cauda escamosa funciona como uma terceira pata, como remo e como leme.
Apesar de sua vista aguda, o castor é facilmente capturado. Por muito tempo foi quase exterminado por causa do seu pelo espesso.
Os homens perceberam que a espécie estava desaparecendo tarde demais. As represas de castores, com centenas de metros de comprimento, foram ruindo e ocorreram grandes inundações.
|
O castor vive em colônias nas margens dos rios das florestas do hemisfério Norte. Trabalhando à noite, ele transforma rápidos córregos em lagos calmos. Junto a barragem do lago ele constrói sua cabana, que tem uma entrada submersa, uma antecâmara de galhos quebrados e um salão elevado. As paredes são cimentadas com lodo, no topo, há um orifício para ventilação. No inverno, o castor se recolhe à cabana com um grande suprimento de cascas de árvores,seu unico alimento.
CARACTERÍSTICA
FILO:chordata comprimento: de 80 a 120 cm mais 25 cm de cauda
classe:mammalia peso: 20 à 30 kg
ordem:rodentia 1 à 6 filhotes por vez
familia:castoridae periodo de gestação:de 90 à 120 dias
(AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS)
| |
0 comentários:
Postar um comentário