#ContraViolenciaAnimal. Tecnologia do Blogger.
RSS

TAMANDUÁ BANDEIRA


                                                  tamanduá bandeira



Filo: Chordata                                                               
Classe: Mammalia
Ordem: Edentada
Família: Myrmecophagidae




Comprimento: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda
Peso: até 25 quilos
Período de gestação: 190 dias
Cor: cinzento (pêlos pretos e brancos)
                                                                                  



 
Um faro agudo para formigas
  O tamanduá-bandeira passeia calma e   tranquilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco.
  Sua língua pegajosa,  de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. Depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua. O tamanduá não possui dentes. 

 O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente a  noite.
  Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. É cauteloso, pacífico e solitário. Defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas. Come também vermes e pequenas centopéias. Na primavera, a fêmea dá à luz um filhote que carrega nas costas até cerca de um ano de idade. Os fazendeiros colocam agrotóxicos para matar as formigas que são umas de seus cardápios, morrem envenenados,mortos a tiros, atropelados ou queimados vivos pela cana-de-açúcar sua extinção é certa...


                  (AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS






      

                    


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário