Cavalo-Marinho
Cavalo-Marinho
Twitter>> @SthephanyK
o famoso peixe voador
Peixe Voador
Toda manhã, enquanto navegavam
pelo Pacífico, os tripulantes da famosa jangada Kon-Tiki encontravam um porção de peixes-voadores na jangada.
Atraídos pela luz noturna, os peixes acabavam batendo nas estruturas ou na
vela e, com o choque, ficavam tontos. Resultado: eram servidos no café da
manhã.
O Ornitorrinco
TAMANDUÁ BANDEIRA
tamanduá bandeira
Classe: Mammalia Ordem: Edentada Família: Myrmecophagidae |
Comprimento: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda
Peso: até 25 quilos
Período de gestação: 190 dias
Cor: cinzento (pêlos pretos e brancos)
|
O tamanduá-bandeira passeia calma e tranquilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco.
Sua língua pegajosa, de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. Depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua. O tamanduá não possui dentes.
|
o Castor
Castor
Para erguer melhor sua cabana, ele constrói represas - sem qualquer ferramenta. Não estamos falando de um carpinteiro, mas de um grande roedor, o castor. Ele tem fortes dentes e pequenas e incansáveis patas. Quando o viam na margem de um rio, sobre sua cauda larga, vigiando seu território, os índios canadenses chamavam-no de irmão. Sua cauda escamosa funciona como uma terceira pata, como remo e como leme.
Apesar de sua vista aguda, o castor é facilmente capturado. Por muito tempo foi quase exterminado por causa do seu pelo espesso.
Os homens perceberam que a espécie estava desaparecendo tarde demais. As represas de castores, com centenas de metros de comprimento, foram ruindo e ocorreram grandes inundações.
|
O castor vive em colônias nas margens dos rios das florestas do hemisfério Norte. Trabalhando à noite, ele transforma rápidos córregos em lagos calmos. Junto a barragem do lago ele constrói sua cabana, que tem uma entrada submersa, uma antecâmara de galhos quebrados e um salão elevado. As paredes são cimentadas com lodo, no topo, há um orifício para ventilação. No inverno, o castor se recolhe à cabana com um grande suprimento de cascas de árvores,seu unico alimento.
CARACTERÍSTICA
FILO:chordata comprimento: de 80 a 120 cm mais 25 cm de cauda
classe:mammalia peso: 20 à 30 kg
ordem:rodentia 1 à 6 filhotes por vez
familia:castoridae periodo de gestação:de 90 à 120 dias
(AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS)
| |
lince ibérico
Porco-espinho
Porco-espinho
Nome científico: Erethizon dorsatum
Onde vive: florestas
Quanto pesa: de 10 a 24 kg
Filhotes: 2 por gestação
Característico por ter o corpo envolvido por espinhos, o porco-espinho alimenta-se de raízes, tubérculos, cascas de árvores, frutas e cereais e, freqüentemente, come restos de presas de grandes mamíferos.Seu corpo é revestido por um espinho que é chamado acúleo. Apresenta, alternadamente, listras claras e escuras e pode atingir 30 centímetros de comprimento e 6 milímetros de diâmetro. Os espinhos causam feridas profundas e dolorosas em qualquer animal que tente atacar o porco-espinho.A toca do porco-espinho é constituída de várias galerias: a inferior é a mais usada pelo animal para entrar e sair; as outras são saídas de emergência. Essas galerias desembocam num túnel que, por sua vez, conduz ao ninho propriamente dito.Os espinhos são uma excelente arma de defesa do porco-espinho. Quando provocado, ele sacode os espinhos para assustar o inimigo. Normalmente os espinhos atingem a região da cauda, que, por serem muito afiados, penetram mais facilmente no agressor.
(aqui estão algumas fotos)
O Bicho-Preguiça
O Bicho-Preguiça
o Camaleão
FALCÃO
CARACTERÍSTICAS:
O namorado acrobático Para atrair a companheira, o falcão monta um "show" espetacular, como fazem muitos pássaros. Sobe a uma altura de 50 m e então mergulha verticalmente com as asas fechadas. Depois de fazer diversas piruetas como um avião em acrobacias aéreas, precipita-se sobre a fêmea que o está admirando do chão. Para evitar o choque, esta deita-se e protege-se com os pés. Os falcões são aves de rapina existentes em quase todas as partes do mundo, com exceção das regiões polares e as ilhas do Pacífico. Vivem em bandos de até trezentas aves. Durante o acasalamento, entretanto, isolam-se os pares, que constroem o ninho no chão. A fêmea choca os ovos por um mês, enquanto o macho a alimenta. Quando os filhotes nascem, os pais tornam-seagressivos e, por isso, podem ser facilmente caçados. |
O caçador coloca uma coruja empalhada dentro de uma rede aberta. Quando o falcão ataca a coruja, o caçador fecha a rede. |